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Nesta ocasião queremos compartilhar com vocês algumas noções básicas de SEO, disciplina que é uma parte importante dentro do marketing digital. O termo SEO não é nem mais nem menos do que as siglas de Search Engine Optimization – Otimização para motores de busca – . Não se assustem, pois mesmo que o termo pareça complicado, na verdade é bem fácil de compreender.

Definição

O SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas para otimizar a web da sua empresa. Dita otimização está dirigida aos buscadores e usuários da web. Com o SEO pretende-se que a página seja mais legível para os motores de busca como o Google e que o conteúdo e a experiência sejam as melhores possíveis para os usuários.

Algumas características

A finalidade de cuidar o SEO é para que a sua empresa apareça nas primeiras posições de uma busca para determinadas palavras-chave – Keywords -. Por exemplo, se você tivesse uma loja de calçados em Brasília, poderia trabalhar o SEO para que ela parecesse nos primeiros resultados do Google quando alguém procurasse pelo termo “comprar sapato de festa em Brasília”. Outra característica é que diferentemente do SEM, outro termo que compartilharemos em outra ocasião, o SEO é a nível orgânico, sem nenhum pagamento. Isso não significa que trabalhar o SEO da sua empresa seja grátis. Pode ser grátis se for feito por você mesmo, mas se você recorrer aos trabalhos de uma agência de marketing digital terá que pagar-lhes pelos seus conhecimentos e pelo tempo.

Principais áreas do SEO

As ações SEO podem ser classificadas atendendo a distintos critérios, mas o principal e mais usado é o de on page e off page. Por uma parte o SEO on page – também chamado de on site -, faz alusão ao trabalho de otimização dentro da sua própria web. Aqui entrariam diferentes facetas como a experiência do usuário, o tempo de carga da página, o conteúdo otimizado para diferentes palavras-chave ou keywords ou o próprio código da página. Por outra parte está o SEO off page ou off site. Este último engloba otimizações externas à web. Por exemplo, aqui entra a atividade nas redes sociais, a quantidade e qualidade dos enlaces de entrada e saída de e para outras páginas web, etc.

Conclusão

Neste artigo nós não fizemos mais do que arranhar um pouco a superfície do que é o SEO. O que deve ficar claro é que é tão importante otimizar tanto para os buscadores quanto para os usuários. Obsessionar-se com o primeiro e esquecer do segundo seria um fracasso no SEO que seria apenas uma perda de tempo. Nos próximos artigos será possível conhecer mais sobre o SEO, o SEM e muitas outras facetas do marketing digital.

Até logo!