7 consejos para ser un buen gestor de contactos online

Você tem formação e experiência no seu setor. Além disso, está em habitissimo e tem acesso a um fluxo contínuo de potenciais clientes. Está pront@ para fazer crescer o seu negócio?

Começamos com um flashback: lembra da época em que a publicidade do seu negócio era baseada em anúncios de papel: caixas de correio, imprensa, cartazes publicitários? Felizmente os tempos mudaram e estamos na era digital: agora você pode investir para conseguir clientes e controlar detalhadamente o retorno do seu investimento.

Isso sim: você também terá que adaptar-se à gestão dos contatos que chegam até você através da Internet.

Por quê? Considere que o potencial cliente chegou até você por estar fazendo uma busca ativa de informação e está a apenas um clique de obtê-la. Portanto, para que a sua gestão acabe em sucesso total você deve ser o melhor.

Dividiremos com você alguns conselhos que surgiram através da nossa experiência de mais de 6 anos e do feedback de usuários especialistas do habitissimo:

  • A rapidez do contato é fundamental. Ligue no mesmo dia que o cliente fizer o pedido, de preferência no mesmo momento em que você receber os dados de contato, sem deixar passar sequer um minuto. Leve em consideração que a pessoa que pede informação pela web está fazendo uma busca ativa e gostaria de obter uma resposta o mais rápido possível. Se passa muito tempo do momento em que manifesta interesse até o seu contato pode ser que esse interesse se esfrie e ela termine pospondo o seu projeto. Ou até mesmo que haja encontrado uma solução em outro lugar.
  • Habitualmente o primeiro contato será através do telefone, e por isso o tom de voz, a linguagem usada e as sensações transmitidas serão a chave do início da relação profissional. É essencial empatizar com o potencial cliente, e a psicologia nos diz que temos apenas uns 30 segundos para conseguir captar o seu interesse. Leia o seu pedido antes de ligar: perguntar-lhe por algum detalhe demonstra interesse e proatividade da sua parte. Se quando você ligar a pessoa não atender, deixe uma mensagem na caixa de mensagem. Procure que esta mensagem soe profissional: nome completo, motivo da ligação e diga quando ligará novamente (para não obrigar ao cliente a devolver a ligação, e manter o controle do contato).
  • Quando o seu potencial cliente preferir outras formas de contato (e-mail, Whatsapp), adapte-se às suas necessidades. Cuide da ortografia e o tom da mensagem, pense que algo escrito perdura no tempo. Não pense que estas formas de contato são um handicap: são uma oportunidade para poder contatar simultaneamente com mais clientes potenciais.
  • Quando houverem marcado uma visita, a imagem é importante. Leve em consideração detalhes como confirmar a visita um dia antes do dia marcado, ser pontual, ter um aspecto cuidado, entregar um cartão de visitas, dar um trato personalizado e sempre com atitude positiva. Lembre-se, não é o que você diz, senão como o diz.
  • Combine o prazo de entrega da informação solicitada e por qual via será passada (e-mail, em mãos…).
  • Quando houver apresentado a sua proposta, e depois de um tempo prudencial para estudá-la, se o cliente não responde, ligue para ele. A melhor forma de saber quais objeções poderiam retrasar a sua decisão é perguntando e fazendo um seguimento. Desta forma, você poderá oferecer-lhe uma alternativa.
  • Leve o boca-a-boca da rua para um ambiente on-line. Por que é importante que outros clientes possam ler as opiniões de outros usuários? Porque assim você ganha credibilidade. Se tem boas referências, aumenta a probabilidade de conseguir um cliente. Peça-lhes ativamente através do Seu Perfil.

Em suma, a concorrência no setor é grande e você tem que desenvolver as suas habilidades comerciais ao máximo. O sucesso do seu negócio depende só de você!