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Cuidar da reputação online é uma obrigação para qualquer negócio hoje em dia. É muito provável que seus potenciais clientes estejam buscando informação sobre sua empresa antes de contactá-lo, ou enquanto estão analisando seu orçamento.

Como profissional, no Habitissimo você tem ferramentas para administrar esta reputação: sua ficha, as opiniões, os Selos de Confiança e as fotos de seus trabalhos. Preparamos para você este pequeno guia para que em breve possa converter-se em um experto.

1) Destaque-se completando e personalizando o seu perfil. Comece escrevendo uma descrição que detalhe que serviços você oferece e que você faz diferente de seus companheiros. Por exemplo, você pode dizer quantas pessoas fazem parte da empresa, quantos anos trabalha no seguimento, que estilos ou materiais utiliza, etc. Os detalhes são peça chave para dar credibilidade à ficha, não se conforme com uma descrição standard.

Verifique a barra que indica que porcentagem você já completou na sua ficha para saber o que você tem pendente. Cada ponto é importante para completar a imagem que terá o futuro cliente do seu negócio.

2) Faça upload de fotos profissionais. Suas fotos e projetos representam seu trabalho e  cada potencial cliente estará julgando seu trabalho a partir destas imagens. Uma opção pode ser contratar um fotógrafo profissional, mas você mesmo pode tirar suas fotos, siga estes conselhos básicos para mostrar a melhor cara de seu trabalho.

3) Seja proativo e peça aos seus clientes que opinem. Nos informam os usuários particulares: as opiniões são uma parte da ficha de empresa onde sempre prestam atenção na hora de escolher a um profissional. As opiniões positivas ajudam a mostrar como você trabalha desde o ponto de vista de um cliente, e também serve para minimizar o efeito no caso de surgir uma opinião negativa.

Pada conseguir que opinem sobre o seu trabalho, deixe claro ao cliente desde o primeiro momento seu desejo de prestar um serviço excelente, e que espera contar com sua opinião como feedback ao finalizar o serviço prestado. Para facilitar seu trabalho, envie através do Habitissimo (Seus trabalhos) um convite para que escrevam seu comentário na sua ficha de empresa.

Sempre que se publique uma opinião, lembre-se de responder, tanto as positivas como as negativas. Agradeça os opiniões positivas e tente solucionar os casos em que o cliente tenha avaliado seu trabalho de forma negativa. Ao responder, escreva pensando não só nesse cliente, mas também em todos os outros que lerão a opinião e sua réplica no futuro.

Ainda que não seja agradável receber críticas, é importante não esquecer que se trata de clientes que nos estão dando uma avaliação , no seu ponto de vista, e com isso podemos trabalhar para solucioná-lo e evitar casos similares no futuro.

4) Ative os Selos de Confiança. Os de empresas e autônomos verificado e seguro de responsabilidade civil são básicos para gerar confiança nos seus clientes. Além do mais, ative todos os selos que se adequem ao seu negócio, como por exemplo, os de colégios oficiais, associações, etc. Você encontrará os selos no Seu Perfil / Seu Negócio / Selos de Confiança.

5) Enlace sua web a sua ficha no Habitissimo. Melhorará seu posicionamento no diretório do Habitissimo e vinculará sua página com a web líder no setor de obras e reformas. Além disso, seus clientes poderão ver todo seu conteúdo atualizado na sua ficha no Habitissimo, incluindo as opiniões de seus clientes.

Para fazê-lo, você somente necessita ir ao Seu Perfil e seguir os passos que você verá ao clicar em “Melhore seu posicionamento no Habitissimo”. Logo em seguida, aparecerá na sua web um logo do Habitissimo vinculado à sua ficha no portal.