As seis dicas imprescindíveis recomendadas pelo Habitissimo Brasil, uma companhia espanhola on-line de obras e reformas que tem como prioridade a felicidade no trabalho para conseguir clientes, aumentar as vendas e o volume de negócio.

felicidadtrabajo2

No dia 20 de março comemora-se o Dia Internacional da Felicidade, iniciativa impulsada pela Assembleia Geral da ONU em 2012 com o objetivo de reconhecer a relevância da felicidade e do bem-estar como aspirações universais dos seres humanos na sua vida diária, onde o trabalho ocupa uma parte fundamental. As pessoas passam um terço das suas vidas no trabalho; mais tempo do que passam com as suas famílias, amigos ou dormindo e com uma enorme influência sobre o estado de ânimo. Se não estamos feliz no trabalho, poderemos igualar esse tempo de felicidade no resto de âmbitos do nosso dia-a-dia.

Lidia Nicolau, diretora da equipe de Pessoas do Habitissimo e especialista em aplicar a felicidade no âmbito de trabalho, acrescenta uma série de reflexões e uns conselhos essenciais sobre a felicidade no trabalho.

lidianicolau

  • Ter trabalho é uma coisa e ser feliz no trabalho é outra. Os fatores que criam felicidade no trabalho passam por, primeiro, contar com uma rede de apoio social. Quer dizer, boas relações com os colegas. Em segundo lugar, ter uma bom relacionamento com os superiores e, terceiro, acreditar que o teu trabalho tem um impacto na sociedade. Estes 3 pontos encontram-se acima do salário, do horário e inclusive do tipo de trabalho.
  • As pessoas felizes são mais implicadas com as relações laborais e com a própria empresa. Potenciando a felicidade no trabalho, são supridas muitas carências que podem apresentar-se numa tarefa, quer seja por repetitiva, por pouco estimulante ou pela sua elevada dificuldade. Favorecendo o aspecto positivo das pessoas fazemos com que aquele esgotamento seja minimizado pelo compromisso com a empresa.
  • A cultura corporativa deve fomentar a felicidade. Se não for assim, os trabalhadores dificilmente poderão alcançá-la. Uma medida efetiva é rejeitar os espaços fechados e apostar pelos espaços abertos. Além de melhorar a comunicação, os espaços abertos favorecem as relações sociais e já sabemos que do contato surge o carinho. Passar bons momentos com os colegas serve de ajuda para o trabalho fluir melhor e para sentir que temos um ponto de apoio sobre o qual sustentar-nos.
  • Ter um chefe presente é fundamental. Que todo mundo o conheça, que seja acessível, que leve o trabalhador em consideração e que seja possível contar com ele. Se o chefe não está, o empregado não sabe bem para quem trabalha. O chefe é um colega a mais, que deve relacionar-se e demonstrar que se preocupa pela sua equipe.
  • Recursos Humanos vs Equipe de Pessoas. A palavra ‘Recursos Humanos’ implica que o trabalhador é um meio a mais da empresa, colocando as pessoas no mesmo nível que os recursos logísticos e técnicos. No nosso caso, o que faz com que o Habitissimo funcione é a equipe que o forma. Somos pessoas e não um recurso a mais da empresa: Somos a empresa. Somos pessoas.
  • O que faz do Habitissimo um lugar feliz para trabalhar? Os espaços abertos; facilitar momentos de lazer fora do trabalho entre os trabalhadores; possibilitar áreas de descanso; Impulsionar áreas de lazer no escritório tais como o pebolim ou o ping-pong; facilitar ferramentas de interação como os grupos de Whatsapp, uma intranet, páginas de Facebook, boletins internos; e, sobretudo, compartilhar as conquistas. É essencial fazer isso visível aos colegas: preocupar-se pelos assuntos pessoais como o aniversário ou se alguém teve um bebê. Trata-se de dar valor aos pequenos detalhes do dia-a-dia.

O que é o Habitissimo?

Habitissimo é uma empresa de Internet líder na Espanha, no Brasil e na América Latina que ajuda a conectar oferta e demanda no setor de obras, reformas e serviços domésticos. Oferecemos aos usuários particulares a possibilidade de publicar gratuitamente um pedido de orçamento para que até quatro profissionais da sua região possam contatar-lhe. Enquanto que aos profissionais de reformas lhes ajudamos a conseguir contatos aos que apresentar orçamentos para realizar trabalhos de obras, reformas ou serviços domésticos. Em 2014 Habitissimo chegou à cifra de mais de um milhão de publicações de orçamentos on-line de obras, reformas e serviços domésticos. Conta com mais de 270.000 profissionais registrados e uma equipe de mais de 100 pessoas de diferentes nacionalidades que trabalham na única sede física localizada no Parc Bit de Palma de Maiorca.