Existem muitas maneiras de renovar a varanda do nosso apartamento ou cobertura. Se ela for aberta e tiver um tamanho adequado, poderemos dar-lhe o estilo que quisermos. Uma das opções que podemos escolher é a de colocar grama artificial no chão. Criando o nosso próprio espaço verde, que podemos completar com uma decoração de estilo chill-out: com sofás, cadeiras, mesas e espreguiçadeiras de madeira, etc. Ou seja, o que mais gostarmos.

Imagem de disenoyarquitectura.es

Para colocar a grama artificial vamos precisar de algumas ferramentas: régua de alumínio, desempenadeira dentada, tesoura, furadeira, haste de mistura, pistola de silicone. E os materiais são: grama artificial, fita de união, adesivo de poliuretano e silicone.

  1. 1- Para calcular a metragem quadrada, multiplicaremos o comprimento pela largura, e encontraremos a quantidade total.
  2.  Este trabalho é melhor ser feito acompanhados. Faremos mais rápido e melhor.
  3.  O chão da varanda deverá estar completamente limpo.
  4.  Colocaremos a grama artificial no chão e decidiremos a direção das folhas.
  5.  Colocaremos a primeira tira e marcaremos a linha de corte com uma caneta permanente e a régua. Cortaremos com a tesoura e faremos a mesma coisa com as demais tiras que formos colocando. A última tira, com certeza teremos que cortar sob medida.
  6.  Nos cantos e nas áreas de união, utilizaremos a desempenadeira para adaptar a grama artificial. Se for necessário cortar, usaremos um estilete.
  7.  Se houver algum ralo na varanda, cortaremos duas quartas partes de um quadrado em cima da grama, para que possamos ter acesso a ele.
  8.  Levantamos a grama nas junções deixando espaço para estender uma banda de união (faremos todo o procedimento na junção e quando acabarmos, na seguinte).
  9.  Prepararemos o adesivo de poliuretano de acordo com as indicações do fabricante e misturaremos usando a furadeira e a broca misturadora.
  10.  Com a desempenadeira dentada aplicaremos o adesivo em toda a banda. Colocaremos a grama sobre ela e um pouco de peso até secar. Repetiremos a operação em todas as junções.
  11.  Finalmente, daremos pontos de silicone ao redor de todo o perímetro, evitando assim que a grama possa despegar-se.