Quando um recém-nascido chega à casa, é o momento de preparar-lhe o seu quarto e fazer um berço. Geralmente colocamos o máximo de empenho possível para que o bebê possa descansar bem.

Devemos ter certeza das medidas que queremos e comprar um colchão que se adapte a essas medidas. Normalmente os berços possuem uma medida padrão de 120×60 centímetros.

À continuação damos algumas dicas de como fazer um berço:

  1.  A madeira adequada para construir um berço é o pinho ou a faia maciça. São as mais resistentes.
  2.  Para juntar as peças, usaremos cola de madeira, e para a cabeceira, estrado e laterais, usaremos parafusos de cabeça chata que ficam embutidos na madeira. É uma boa maneira de fazer um berço seguro e resistente.
  3.  Devemos lixar todas as peças certificando-nos de que não deixar nenhuma farpa e nenhuma área ásperas.
  4.  Uniremos todas as peças e pintaremos com tinta a base de água. Escolheremos a cor que mais nos agrade ou faremos algum desenho se somos capazes.
  5.  As barras devem ter alguns centímetros de separação. Geralmente não ultrapassam 8 centímetros. Este é um ponto vital para as crianças. O berço deve ter a mesma quantidade de furos que de barras e todos com a mesma profundidade para conseguir uma montagem adequada.

Se você não for capaz de construir o berço do seu recém-nascido, será melhor comprar um ou encomendá-lo a um marceneiro.